11 motivos para parar de fumar

24/06/2009 18:23

 1 - Em 20 minutos a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal.


2 - Em 8 horas os níveis de monóxido de carbono retornam ao normal

3 - Em 1 dia há redução do risco de ataque cardíaco

4 - Em 3 dias há relaxamento dos brônquios e aumento da capacidade respiratória

5 - De 2 a 12 semana melhora a circulação 

6 - Entre poucos dias e algumas semanas (dependendo do quanto e por quanto tempo a pessoa fumava) o paladar e o olfato se recuperam completamente

7 - De 1 a 9 meses há redução de tosse, infecções e ocorre melhora da capacidade respiratória

8 - Em 1 ano o risco de doença coronária cai pela metade

9 - De 10 a 15 anos o risco de doença coronariana se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou

10 - De 15 a 20 anos o risco de câncer se aproxima do risco de uma pessoa que nunca fumou

11 - Nova Lei antifumo em São Paulo: 


O que muda com a nova lei para o fumante

 

 

 

1) O fumo está proibido em todos os lugares fechados, de uso coletivo, sejam eles públicos ou privados. Isso inclui bares, restaurantes, cafés, shoppings, ambientes de trabalho e áreas comuns de condomínios. É permitido fumar em casa, nas tabacarias, na rua e em cultos religiosos (caso isso faça parte do ritual).

 

2) A nova lei aprovada determinou o fim das áreas para fumantes dentro dos estabelecimentos fechados. Apesar disto, pode-se fumar em varandas e locais abertos dentro ou nas proximidades dos bares e restaurantes.

 

3) O projeto de lei define que o proprietário do estabelecimento ou do espaço pode chamar a polícia caso algum frequentador descumpra a lei. Se nenhuma providência for tomada, o proprietário pode ser multado, o estabelecimento interditado e a licença de funcionamento do local retirada. O dono do estabelecimento é responsável, pela lei, por afixar avisos sobre a proibição do fumo.

 

4) Se o fumante não ouvir os pedidos do proprietário do local para parar de fumar, ele pode chamar a polícia. A função principal dos policias, neste caso, é pedir que ele pare de fumar e respeite a lei. A pessoa pode ser presa apenas se desrespeitar a autoridade policial.

 

5) A primeira atitude que se deve tomar quando se vê alguém fumando irregularmente é chamar o proprietário do local, já que é ele quem paga pela infração. Quem deve denunciar e tomar as providências é o dono do estabelecimento. (Fonte: Agência Estado).


(fonte da lista: PrevFumo/Unifesp)

 

Voltar

Comente sobre: 11 motivos para parar de fumar

Nenhum comentário foi encontrado.

Enquete

Gostou deste Post?

Total de votos: 10

Usuários Online: